terça-feira, 14 de junho de 2011

Resenha: O Caçador de Pipas.

Autor: KHALED HOSSEINI
Editora: Nova Fronteira
Número de páginas: 365


Sinopse:O caçador de pipas, livro que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares só nos EUA, está sendo considerado o maior sucesso da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.




Essa é a minha primeira resenha, espero que fique boa. Escolhi esse livro pra "inaugurar" oblog, porque eu o li recentemente.

 A primeira coisa que penso ao lembrar desse livro é: "Por você faria isso mil vezes.", essa fala se repete algumas vezes ao longo da história e pode te fazer chorar.
 "O Caçador de Pipas" conta a história da amizade de Amir e Hassan, os dois cresceram juntos apesar de viverem em classes e religiões diferentes.
 Amir nunca foi tão corajoso como Hassan, mas Amir queria provar ao seu pai que era digno de seu orgulho, e ele faria isso a qualquer custo, mesmo que tal custo fosse trair a leldade de alguém.
 Em sua infância, Amir e Hassan adoravam empinar pipas, e em todos os irvenos em Cabul havia um torneio de pipas, no inverno de 1975 Amir vê a oportunidade de provar seu valor a seu pai. Mas o que aconteceu naquele irveno fez com quem Amir se tornasse o homem que é hoje.
 Após vintes anos no Estados Unidos, Amir se vê novamente em sua terrra natal - o Afeganistão, que agora está totalmente mudado, destruído pelo regime Talibã -, agora ele tem uma oportunidade de se redimir, e tirar aquele peso de sua consciência, e provar que não é um covarde.
 O livro é muito bom, tem partes que cheguei achorar.
 Amir é um personagem carismático, porém, um pouco tolo. Ás vezes fiquei com raiva das escolhas que ele fez.
 Hassan faz você se apaixonar por ele no mesmo instante, com seu jeito doce, corajoso e leal de ser.
 Todos os personagens que aparecem no decorrer da história consegue mexer com você, você sente que já os conhece a vida inteira ao ler mais a história.
 É um livro realmente ótimo.

Bjs!

Um comentário:

  1. Eu não gostei muito desse livro, apesar de o escritor escrever muito bem (:
    Adorei o lay, alias (:
    Bjão =^.^=

    ResponderExcluir